You are here: Home Serviços Notícias e eventos Campanha da Fraternidade 2017: 'Biomas brasileiros e defesa da vida'
Document Actions

Campanha da Fraternidade 2017: 'Biomas brasileiros e defesa da vida'

A Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo o país no dia 1º de março com o tema “Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”. Sua proposta principal é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

A Igreja Católica se preocupa com o impacto que a concentração populacional do Brasil em cidades possa gerar no meio ambiente, acarretando em problemas que colocam em risco nossas riquezas naturais. Buscando alertar a toda a comunidade católica quanto a esse problema, o texto-base da CF explica os biomas existentes e suas características, sempre levando em conta a biodiversidade, os povos que ali vivem, o contexto político e as contribuições eclesiais em cada um deles.

Mais do que uma situação ecológica, a questão faz parte de um contexto muito mais amplo, que abrange também o âmbito é também político-social. O documento ainda contextualiza a questão sob a perspectiva da religião, no capítulo Julgar, incluindo reflexões de São João Paulo II, Bento XVI e do Papa Francisco. Já no capítulo Agir, traz sugestões de medidas que podem e precisam ser tomadas em cada um dos biomas para evitar que os transtornos se agravem.

“A Campanha da Fraternidade 2017, abordando a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, deseja despertar as comunidades, famílias e pessoas de boa vontade para o cuidado e cultivo da casa comum. Cuidar da obra saída das mãos de Deus deveria ser um compromisso de todo cristão”, explica Padre Tarcísio Spirandio em estudo sobre o tema no Portal Kairos.

Oração Campanha da Fraternidade 2017

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que teve sua primeira edição em 1963. Desde então, vem servindo como uma atividade de evangelização, abordando temas relevantes com o objetivo de auxiliar os cristãos que buscam transformar a sociedade através de compromissos e atos concretos.

A cada ano, a CNBB elege um assunto diferente e um lema, que, de um modo geral, têm como objetivo educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, e renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.

O Colégio Santo Agostinho trabalha os temas da Campanha da dentro de sala de aula, como uma forma de chamar a atenção de nossos alunos e encaminhá-los para tomarem-se, cada vez mais, cidadãos conscientes das necessidades do mundo em que vivem. O assunto, inclusive, foi um dos tópicos principais da Manhã de Formação dos Educadores Agostinianos, realizado em fevereiro.

Fonte: https://portalkairos.org/campanha-da-fraternidade-2017/