You are here: Home Serviços Pastoral Escolar
Document Actions

Pastoral Escolar

Departamento de Pastoral
A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E AÇÕES
A CONSTRUÇÃO DE ATITUDES E AÇÕES

Solidariedade
O Colégio católico compartilha a responsabilidade integral com as famílias, no sentido “educar com”, “ser de verdade companheiro” na formação dos alunos.  Mais ainda, a Escola cristã – com unidade educativa que tem como aspiração fundamental educar na fé. Essa missão dada por Cristo, quando convoca e envia seus discípulos, dizendo: “Ide pelo mundo inteiro, e pregai o Evangelho a toda criatura” (Marcos, 16, 15).

Depois de dois mil anos, a Igreja continua vivenciando e concretizando esse “Mandamento do Envio”. Cada batizado recebe, pois esse dom, esse presente de Deus: testemunhar e anunciar a sua fé no seu meio, nas suas interrelações.

Como educar o aluno na fé e na vivência de gestos solidários? O adolescente tem o coração aberto para o outro, para os amigos e acima de tudo está sempre aberto para acolher algo.

O carisma educacional de Santo Agostinho passa pelo binômio: “Caridade e Ciência”, que de uma forma simples de colocar em prática, pode ser traduzido na abertura para o novo (conhecer, pesquisar, aprender) e abertura para o outro, tão próximo e tão real (amar, perdoar, acolher, solidarizar-se).

Essa concepção de ser de um Colégio, se faz na relação com as pessoas, no convívio com o diferente, respeitando cada ser humano, como imagem do Deus Trino e pleno de dignidade e amorosidade.

Nossos alunos estão fazendo essa experiência de vida, ao conhecer gente diferente, lugares diferentes, eles assumem valores e constroem relações humanas tão fortes que os deixam robustos, interiormente.

Esses valores jamais se apagaram de suas mentes e em seus gestos e atitudes brotam a esperança e a solidariedade.
CSA sem fronteiras CSA sem fronteiras

Clique no símbolo do projeto para ver as fotos das viagens

VOLUNTARIADO e CONVIVÊNCIA FRATERNA
VOLUNTARIADO e CONVIVÊNCIA FRATERNA

VOLUNTARIADO - CRECHE ESCOLA EMA & BEATRIZ  – 8º ANO


No dia 13 de setembro, um grupo de alunos do 8º ano Fundamental do CSA estiveram na Creche Escola Ema & Beatriz (em Laranjeiras), para um momento de convivência fraterna junto às crianças das comunidades próximas atendidas pela creche. Posteriormente (10 de outubro), os alunos do CSA retornaram àquela instituição, por ocasião da Semana da Criança, levando presentes para todas elas. Durantes as visitas não faltaram momentos de afeto, risos, brincadeiras etc.


CONVIVÊNCIA FRATERNA - CENTRO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL SANTO AGOSTINHO e CSA  - 8 e 9º ANOS


Desde 2010, criamos uma ótima parceria com o objetivo de promover momentos de interação social entre nossos alunos e os do Centro de Integração Social Santo Agostinho (CISSA), mantido pelas Irmãs Agostinianas Missionárias, no bairro Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio.  O CISSA desenvolve diversas atividades com crianças e adolescentes moradores das comunidades do complexo do Lins. Nossos alunos já visitaram várias vezes o CISSA e, em novembro de 2012, mais de 60 ALUNOS daquela instituição estiveram em nossa escola, aqui no Leblon, em uma tarde de convívio agradável entre eles e os alunos do 8º e 9º anos do CSA.

Alunos no INTO

O Departamento de Pastoral do CSA vem consolidando uma parceria com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO – Setor Voluntariado), situado na Zona Portuária do Rio. Um grupo de 11 alunos fez a sua primeira visita no dia 9 de maio, acompanhado do coordenador da pastoral, Geolando Barros. Temos a alegria de contar com a presença de uma profissional da área do Instituto, a psicóloga Isabela Duarte, mãe de aluna do CSA, Paolla Duarte.

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são convidados pelo Departamento de Pastoral e, livremente, após um breve treinamento, dedicam uma tarde por mês à visita aos pacientes daquela instituição.

Continuaremos a incentivar nossos adolescentes a dedicar-se a seus semelhantes e à construção de uma personalidade capaz de sentir a presença do próximo.
Aos pais dos alunos voluntários, nossos agradecimentos por entender e apoiar essas iniciativas que promovem a cultura da Vida. Com essa ação tão bonita e generosa, todos saem ganhando!

Para mais informações e aos alunos interessados, procurar Geolando, no 3º andar, no Departamento da Pastoral.